domingo, 12 de julho de 2009

A água disponível no planeta

A água disponível no planeta


A água doce nos é fornecida de diversas formas: pela chuva, pelos rios e lagos e, em parte, pelas águas subterrâneas e pelo degelo das neves ou geleiras continentais. A principal maneira de repor essas reservas de água é através da precipitação. Desta forma dependemos quase que exclusivamente do volume de chuvas para manter os reservatórios em seu nível normal.

Alguns dados importantes:


* A Terra possui cerca de 70% de sua superfície coberta de água, o que corresponde a 1.385.984.610 km3. Mas apenas 2,5% deste total constituem-se de água doce, o restante consiste em água salgada.

Do percentual total de água doce existem no planeta (34,6 milhões de km3), cerca de 30,2% (10,5 milhões de km3) encontra-se disponível para a vida vegetal e animal nas terras emersas, o restante (69,8%) está concentrado nas calotas polares, geleiras e solos gelados (Fig.1).

*A parcela de água doce disponível para as demandas humanas (92,2 mil km3) corresponde a 0,9% do total (10,5 milhões de km3). Cerca de 98,7% constitui o percentual de água subterrânea. E o consumo humano de água no planeta é correspondente a 0,008% do total existente no mundo.



Figura 1. Distribuição relativa das águas doces no planeta. (Extraído de BORGHETTI et al., 2004).


*As maiores concentrações de recursos hídricos do mundo estão na América do Sul e na Ásia, com 12,379 e 11,727 km3 por ano, respectivamente, em seguida vem a América do Norte com 7.480 k m3 ao ano e Europa com 6631 km3. Os continentes menos favorecidos com a água doce disponível ao consumo são: a América Central, a África e a Oceania (Fig.2 ).


Figura 2. Distribuição relativa dos recursos hídricos no planeta (Extraído de BORGHETTI et al., 2004).

A maior disponibilidade hídrica ocorre em regiões úmidas e nas zonas temperadas como é o caso da América Latina que comporta 25% da água doce do mundo e possui menos de 10% da população do planeta.

E mesmo possuindo melhores condições de disponibilidade hídrica, a América Latina enfrenta problemas de escassez desse recurso devido a sua má distribuição, ocasionada pela falta de gerenciamento.

No Brasil, 170 milhões de habitantes dispõem pra seu uso de 14% da água doce superficial da Terra. Mas ela se encontra muito desigualmente distribuída, pois 80% dessas águas estão na Amazônia e no Pantanal Matogrossense, grande vazios demográficos. Constituem, densas e extensas redes de drenagem e encontra-se armazenda em espessos aqüíferos.

A quantidade de água disponível em todos os continentes tende a diminuir cada vez mais, tornando-se necessário rever o atual sistema de consumo e a solução do problema de disponibilidade em curto prazo.

Sendo assim e imprescindível à conscientização da sociedade, bem como a sua participação na preservação dos recursos hídricos e o controle do crescimento populacional para que a curto prazo essas medidas venham a evitar a escassez de água nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário